segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dando um trato: Barba!

A partir de hoje, começa aqui no blog o quadro "Dando um trato"...
Um sequência de mega-posts bem detalhados sobre os assuntos mais requisitados. Muita informação para você ficar ciente de tudo!!

Hoje vamos falar sobre uma coisa bem comum entre nós homens: a barba!

Nesse quesito, há aqueles que preferem se barbear, pra manter a pele lisinha; outros curtem um cavanhaque e alguns até gostam de manter a tradicional "barba fechada". Sem dúvida, existem diversos tipos de modelagem para a barba. Vamos conferir alguns:



A barba fechada, simbolo máximo da masculinidade, é adotada até mesmo pelos famosos como Robert Pattinson e Fábio Assunção. O ator Thiago Rodrigues optou por uma versão menos densa.




O cavanhaque une o tradicional ao moderno. Caio Castro e Orlando Bloom são adeptos do modelo. Já Will Smith, usa um estilo de cavanhaque mais fechado.




A barba cerrada confere um look mais despojado, sem abrir mão do estilo. Na foto: Jake Gyllenhaal, o ex-bbb Kadu Parga e o estilista Tom Ford adotam o estilo.





O "rosto lisinho" dar um ar mais jovem ao visual. Estilo observado no cantor Luan Santana e recetemente adotado pelo Fiuk.






Dentre tantos famosos, não poderíamos deixar de fora o ator Brad Pitt, que usa e abusa dos estilos de barba! Confira os looks que o astro de Hollywood já aderiu:



Essa última tá tensa, hein amigo? hahahaha




Então...

Vamos conhecer as formas de barbear?


Lâmina: É a forma mais usada. Existem aparelhos com 1, 2, 3 e até 6 lâminas! Eu uso o Mach 3 da Gillette, que tem 3 lâminas e acho bastante confortável. Alguns aparelhos são descartáveis: usa, depois de um tempo joga fora. Outros precisam trocar só a "cabeça" quando as lâminas já estão bem gastas. Se você usa esta última opção, preste atenção na fita lubrificante que fica próximo as lâminas: quando ela perder a cor original, é sinal que a lâmina já está bastante gasta e precisa ser trocada. Quem usa aparelhos descartáveis, deve ficar atento no seu uso periódico, pois depois de alguns usos, as lâminas perdem sua eficiência e precisam ser descartadas.

Navalha: Essa opção é bem tradicional. É aquela onde os homens antigamente recorriam ao barbeiro para se barbearem. Mas hoje ainda existem muitas barbearias por aí, com uma clientela e tanto. Esse método é bem procurado pelas seguintes razões: a barba fica mais rente, irrita menos demora mais tempo para os pêlos crescerem que a lâmina convencional. O problema é que esse tipo de barbear exige técnica, se não, a possibilidade de se cortar é alta. Portanto, é legal se dirigir a um barbeiro profissional.

Cera: Nessa modalidade é usada a cera fria. A barba é depilada, o que faz com que os pêlos demorem mais a crescer (em alguns homens, demoram até 1 mês), o rosto fica mais liso, sem espetar, e os pêlos nascem mais finos. Legal. E quanto custa? É recomendável fazer com um (a) profissional da área, pois depilação não é só "passar a cera e puxar". Isso pode resultar em pêlos encravados e dor além do normal. E falando em dor, esse método dói bastante, pois arranca os pêlos pela raíz. Em hipótese alguma, a barba deve ser depilada com cera quente. Além de ser uma agressão a pele, o calor pode irritar e trazer resultados indesejáveis.

Máquina de corte: Essa alternativa só apara os pêlos. É legal para quem curte mudar sempre o visual, pois a maioria das máquinas permite várias alturas de corte. Opção muito interessante também para quem curte barba cerrada, porque dá pra fazer a manuntenção desse estilo com a ela. A máquina de corte permite inúmeras modelagens e é multi-uso, porque também pode ser usada em outras áreas do corpo, como falei AQUI.

Barbeador elétrico: Os aparelhos disponíveis no mercado nacional não são muito baratos, mas é um investimento único, pois não precisa comprar refis ou complementos. O barbear com o barbeador elétrico dispensa o uso de loções para barbear, pois é feito à seco (não precisa molhar o rosto para barbear). O resultado não é bem rente quanto a lâmina, por exemplo, mas irrita bem menos a pele e é indicado para quem tem a pele muito sensível.

Laser: Essa é uma das alternativas mais caras, porém uma das mais eficientes, pois te deixa sem barba por mais tempo. A depilação definitiva, como é conhecida, é feita em sessões que, destroem o folículo piloso (responsável pela geração do pêlo) com o auxílio do laser. Vale lembrar que, embora o nome sugira um resultado permanente, a manutenção deve ser feita anualmente ou quando for necessário. Isso porque alguns folículos não são completamente destruidos, o que favorece ao aparecimento de novos pêlos (embora mais finos e claros). A aplicação é feita em locais/clínicas especializados e deve ser executada por profissionais qualificados.



E já que a lâmina é o método mais "convencional", é dela que vamos tratar mais especificamente... Vejamos abaixo quais os produtos utilizados para este tipo de barbear:

Loção de barbear (que também pode ser espuma, creme, mousse ou gel): Existem diversas texturas e propostas. É bacana usar um produto específico para o seu tipo de pele porque, acredite, faz toda a diferença. Uma espuma para pele sensível, por exemplo, contém ingredientes que ajudam a amenizar a irritação provocada pela lâmina. Produtos com textura não-espumante são legais pra quem não quer remover todos os pêlos (fazer um cavanhaque, por exemplo), pois permite a visualização dos pêlos a serem eliminados. Com tantas opções, não vai inventar de usar sabonete, hein? Esse tipo de produto não é indicado para fazer a barba e não é porque ele faz a lâmina deslizar que você vai usá-lo. A não ser que esteja procurando por irritações e possíveis alergias.


Loção Pós-Barba (pode ser em creme, gel, mousse ou bálsamo): Este vai agir acalmando a pele e ajudando na recuperação da camada protetora, que é removida durante o passar da lâmina. Deve ser usado depois que terminar o barbear, sob a pele seca. Evite loções que possuem álcool na formulação, pois pode ressecar a pele e até irritar, no caso das mais sensíveis.

Ex. de marcas que fabricam estes tipos de produtos: Natura, Vichy, Gillette, Bozzano...





- Dicas para barbear -


- Um dia antes de se barbear, você pode fazer uma esfoliação para evitar o aparecimento de pêlos encravados.
- A melhor hora de fazer a barba é logo após o banho. Por que? Porque o vapor gerado no banho ajuda a abrir os poros, deixando os pêlos mais macios e facilitando o processo de barbear. No banho, aproveite pra lavar a pele com um sabonete indicado para o seu tipo de pele. Pele limpa antes de barbear!
- Se os pêlos forem muito grossos, umedeça uma toalha com água morna e aplique no rosto por cerca de meio minuto. O calor faz com que os poros se abram, facilitando ainda mais o deslizamento da lâmina na pele.
- Aplique o produto de barbear (espuma, mousse, creme ou gel) mais adequado ao seu tipo de pele com movimentos circulares, cobrindo toda área onde você vai passar a lâmina. Deixe o produto agir por cerca de 30 segundos, isso ajudará a amaciar os pêlos.
- Vá deslizando a lâmina no sentido de crescimento dos pêlos. Não sabe que sentido é esse? É simples... Se você passar a mão sobre barba, vai sentir espetar certo? Esse é o sentido contrário ao crescimento dos pêlos, portanto, você não vai passar a lâmina contra esse lado que espeta, mas o inverso.
- Começe a barbear nas laterais do rosto (costeletas), pescoço e vá direcionando para o centro. Deixe a região do queixo por último. Lá se concentra a maior quantidade de pêlos, que estão amaciando enquanto você barbeia as outras áreas. Evite sempre passar a lâmina no sentido contrário dos pêlos, além de irritar a pele, favorece ao aparecimento de pêlos encravados.
- Terminou? Agora enxágue o rosto para tirar os restos de espuma/creme de barbear, seque com uma toalha e aplique um produto pós-barba para acalmar a pele


Outras dicas importantes!

* Quem tem pele muito sensível, ou alergia a lâmina ou o que quer que seja, pode usar um barbeador elétrico. Ele não deixa a pele tão lisinha quanto o barbear com a lâmina, mas irrita bem menos e dispensa o uso de espumas/cremes para barbear. Muitos dermatologistas indicam também para quem tem pele acnéica, pois evita cortes que eventualmente as lâminas podem causar nas espinhas.

* Dica para quem usa barba fechada: lavar a barba uma vez por semana com shampoo de bebê (ex: Johnson's baby) mantém os pêlos limpos e saudáveis. Apareceu caspa? Usa shampoo anti-caspa, uma ou duas vezes por semana ;-)

* Você que é adepto de base/corretivo/pó, deve perceber que quando a barba tá grande, a base pode "tingir" os pêlos e deixar uma aparência meio estranha... O que fazer? Primeiramente, evite usar base quando a barba estiver muito grande, porque a base é um produto com cor e ela facilmente irá aderir aos pêlos, tingindo-os. No mais, para tudo se tem jeito! Quando for aplicar a base, aplique com o pincel tradicional de base, de cima para baixo. Assim ó:


Depois, se quiser, passe um pincel Duo Fiber com movimentos circulares para "lustrar" o rosto. E se a base ainda melecar na barba, faça assim: umedeça um chumaço de algoção com demaquilante líquido (ex: Effaclar da La Roche-Posay), e aplique suavemente apenas na barba - onde a base invadiu - de cima para baixo também, assim não ficam fiapos de algodão na barba. E preste atenção: eu disse para apenas umedecer o algodão, não vai encharcar todo não, ou corre o risco de melecar as coisas mais ainda!! hahaha


Espero que você tenha gostado das dicas ;-)
No próximo post, falarei sobre cabelos! Fique ligado!

Abraços

11 comentários:

  1. que super bom esse tutorial Sávio! parabéns!

    Abraços!

    Rodrigo | GDG

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Rodrigão!
    Obrigado mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Maior post até hoje, não?! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que sim, William!
    E isso é só o começo, ainda vem outras seções do "Dando um trato" ;)
    Ah, e ta aí a dica que você pediu, sobre a questão da base!! Espero que goste.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. muito bom o post! parabens

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo,existe algum produto de uso tópico ou via oral,que faça nascer mais barba?Ou seja ao menos que cresça por igual,pois minha barba é meia falhada.´Tem tratamento endócrino(hormônios) ou isso é genética diferente de cada um,obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Cara, por favor!!!! Barba cerrada é quando a quantidade de pelos por cm² é maior que o normal! Não quando ela está cortada curta!!! Senão, uma mata cerrada seria só os troncos e não uma mata densa!!!! Pesquisem, pesquisem...

    ResponderExcluir
  8. Tenho um problema, tenho barba falha e estou deixando crescer, eu consigo algum visual depois? É possível barba falha no estilo rala?

    ResponderExcluir
  9. Krakas velho, arrebentou!!
    Entende mt do assunto!

    ResponderExcluir
  10. Mas você não disse nada sobre os cuidados com a barba! Disse como se barbear, citou produtos e tal... Mas e se eu quiser manter a barba e penteá-la, por exemplo? O que posso usar? Você conhece produtos para isso?

    Valew!!!

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui :)
Obrigado pelo seu comentário!