terça-feira, 22 de junho de 2010

O poder da Camomila


Há um tempo atrás, minha pele teve um reação muito forte aos ácidos que uso à noite (receitados por dermatologista) e fiquei com o rosto todo queimado. Depois que liguei para a médica, ela falou para fazer compressas de Camomila no rosto, por três dias seguidos e várias vezes ao dia. Mas antes mesmo, em dois dias, as "cascas" das queimaduras já tinham saído e por baixo delas estava uma pele mais uniforme e macia. Foi aí que descobri o potencial antiinflamatório, calmante e clareador da Camomila!

Pois é, pra quem pensa que o chá de camomila acalma apenas os nervos, está enganado. Ela também age externamente! Gente, é incrível como esse ativo tem tantos benefícios e serve pra tanta coisa. Além de acalmar a pele, também serve para clarear olheiras. E olha que esse truque é o que muitos famosos usam: a compressa de camomila nos olhos para clarear a região. Você já deve ter ouvido falar também do shampoo de camomila, pois é, clareia que é uma beleza.

Bom, vou aproveitar esse post para ensinar como se faz a compressa, que é muito simples. O chá de Camomila geralmente é vendido em supermercados e vem em caixinhas. Coloque água fervente numa xícara ou caneca, depois coloque um ou dois saquinhos de camomila e deixe em infusão (tampando a xícara) por 5 minutos. Depois disso, retire os saquinhos e descarte-os. Espere o chá esfriar e leve a geladeira. No dia seguinte, quando o chá estiver bem gelado, é só embebedar um algodão e aplicar na região desejada. Caso você esteja com a pele muito sensível, essa é uma ótima alternativa para acalmá-la. Aplique o algodão com o chá gelado no rosto, fazendo compressas. Lembre-se de molhar o algodão novamente no chá para que fique sempre gelado, pois esse é o diferencial. Na região dos olhos, é da mesma forma: embebedar o algodão com o chá (esprema um pouco para não levar excesso de líquido aos olhos), fechar os olhos e fazer compressas no local, sempre mantendo o chá gelado.

Se você quiser usar a camomila para clarear o cabelo, faça o chá bem forte, espere esfriar e aplique no cabelo. Depois exponha-o ao sol por, no máximo, 10 minutos. (Não esqueça de usar protetor solar no rosto e corpo quando for se expor!!).

O resultado é incrível, quanto mais seções de compressas, mais você vai percebendo os efeitos. Barato, prático e muito eficiente. Aproveitem!

17 comentários:

  1. opa se der certo comigo cara vc vai ganhar um grande salve pois to com vergonha de sair na rua dos meus olhos de estarem tão escuros e com certeza vou pegar seguro nesse
    santo chazinho kkkkkkk abracos hugo.

    ResponderExcluir
  2. Ola Bom Dia,

    ALguem poderia me informar se eu posso utilizar a comrpessa de camomila nos labios? Pois parei de fumar e percebi que meus labios estão um pouco escuro(roxos) do que era antes(rosados).
    Ficarei grato a quem me ajudar com esta duvida.
    Abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dica, vou tentar. Mas aqui em casa tenho a camomila natural a florzinha mesmo , não o saquinho do chá .

    ResponderExcluir
  4. Hugo,
    É uma ótima alternativa. Outro truque é passar hipogloss antes de dormir, ajuda a hidratar as bolsas e clarear as olheiras. Consequentemente, isso vai potencializar o efeito da compressa de camomila!

    Carlos,
    Claro! A camomila tem um agente clareador que atua na pele e no cabelo, então na boca também pode auxiliar no clareamento.

    Danyllo,
    Tente sim!! A camomila natural é melhor ainda, acredito que o efeito seja até potencializado por não ter conservantes quimicos :-)

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Amei as dicas, valeu mesmovaleu mesmo

    ResponderExcluir
  6. Olá, fiz a compressa e o resultado foi excelente eu adorei, Muito o brigado!

    ResponderExcluir
  7. oi gente meus braços sao marcados pelo sol e tenho vergonha porque eu sou branquinha e meus braços estao quase morenos!Eu queria saber se eu passar nos meus braços vai clarear?Aguardo respostas

    ResponderExcluir
  8. Tenho a pele super sensivel e com muitos vermelhões na cara... ja tenho o cha no frigorifico para fazer hoje mesmo :)
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  9. Vou fazer, tenho olheiras e não curto essa caracteristica em mim, obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Muito boas as dicas dessa página!
    Adoro usar a camomila. Meu marido é naturopata e usa essa planta para tratar mil coisas.
    Outra dica:
    Para queimaduras de sol,aquele ardor, sabem? Peguem um difusor em spray, ponham o chá de camomila bem geladinho dentro e apliquem no corpo. Alivia que é uma beleza!
    \0/

    ResponderExcluir
  11. Espero que dê certo pra mim também essas dicas,
    vou fazer hoje mesmo
    pois estou com manchas no rosto
    que estão mim incomodando muito...obrigada

    ResponderExcluir
  12. oiii... voltei,e mais feliz,os resultados são ótimos e clarearam bastante minhas manchas olheiras e rosto obrigado pelas dicas Sávio.

    ResponderExcluir
  13. olha se isso funcionar...em...talvez também os olhos absorvam o chá de camomila e os olhos fiquem mais claros porque eu fiquei sabendo que o chá de camomila também clarea os olhos mas...eu não sei se isso funciona.
    bjss mais eu vou tentar...

    ResponderExcluir
  14. Muito bom vou fazer tomara que dê certo !!!

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui :)
Obrigado pelo seu comentário!