quarta-feira, 3 de março de 2010

Tomar sol faz bem!


2010 está apenas começando e os cuidados com proteção solar devem continuar. Afinal, tudo indica que este será o ano mais quente do século! Pois é, é bom se previnir de toda essa radiação. Mas quem disse que o sol é um vilão?

Ele pode ser muito prejudicial a saúde sim, para quem abusa da exposição e não usa filtro solar. Mas o sol é essencial para a manutenção da vida na Terra e ele faz muito bem a saúde! Quem diria, não?

O sol sintetiza a vitamina D, que é essencial para manter os ossos e os dentes em bom estado. Ou seja, não basta ingerir alimentos que contenham vitamina D, é necessária a exposição solar para que que essa vitamina seja "processada" e assim, suas propriedades funcionem corretamente em nosso organismo.

Além disso, a exposição moderada ao sol faz bem ao sistema imunológico, regula a pressão arterial, tem ação antidepressiva e pode até previnir alguns tipos de câncer!

Tomar sol é um hábito saudável, quando feito até as 10h da manhã ou depois das 4h da tarde. Ou seja, evite se expor entre as 10 e as 16 horas. E basta alguns poucos minutos de exposição para obter seus benefícios. Em todo caso, use sempre protetor solar! Não importa a hora. Tem sol lá fora? Tem. Então proteja-se e aproveite o dia.

Afinal, o sol nasceu para todos!

Um abraço

Obs.: Direitos da imagem reservados à VamboraVambora. Algumas informações que usei aqui foram com base na leitura de um artigo do CopacabanaRunners.

4 comentários:

  1. ótima essa matéria pra lembrar que o Sol não é somente um vilão. Gostei Sávio.

    E aqui, os alimentos que contêm vitamina D são pouquíssimo! Até os EUA obriga algumas empresas a fortificarem seus alimentos com essa vitamina.

    As principais fontes são: óleo de fígado de peixes como lambari, bacalhau, arenque e atum. Manteiga e ovo também possuem vitamina D, mas em pouca quantidade.

    Bom demais seu blog!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sávio, foi um prazer recebê-lo em meu blog, super obrigada pela visita. Volte sempre!
    Gostei muito de seu blog e já o estou seguindo, assim como no Twitter.

    Beijin
    http://sedaemar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Vinnie...
    Legal você complementar com essa informação.
    As dicas do "Medicina de bolso" também estão ótimas! Vou te linkar aqui.
    Abraços

    Sedamar,
    Igualmente!
    Estou seguindo também...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. O exposição ao Sol da maneira inadequada é prejudicial à saúde e seus malefícios prevalecem sobre os benefícios.

    A suplementação de vitamina D por dieta alimentar ou através de suplementos vitamínicos pode ser realizada com a mesma eficácia e sem nenhum risco adicional, pois não necessita da exposição ao sol, mesmo em populações mais propensas à deficiência de vitamina D (recomendação essa compartilhada com a Academia Americana de Dermatologia).

    Ainda não existe a confirmação científica de que a vitamina D tenha realmente este efeito “protetor” sobre cânceres internos.

    http://www.sbcd.org.br/noticia.php?id=900

    Ou seja, tem algumas informações controversas no post. Lembrando que os raios UVA estão presentes durante todo o dia praticamente na mesma intensidade. Ou seja, devemos nos proteger em todas as estações e todos os horários.

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui :)
Obrigado pelo seu comentário!