quarta-feira, 17 de março de 2010

Depilação x Aparar pêlos


Se tem uma coisa que está crescendo bastante e ficando popular no mundo dos homens que curtem cuidar do corpo é a depilação masculina. Só que o assunto é um pouco complexo porque além de existirem várias técnicas para este fim, também podemos optar apenas por aparar os pêlos. Achei um tema legal pra tratar aqui, afinal, um corpo sarado fica melhor esteticamente se tiver manutenção. Isso inclui filto solar, hidratação e cuidados com os pêlos!

Bem, vou compartilhar meu ponto de vista considerando a estética aliada ao bem-estar.
As áreas do corpo masculino que sou a favor da depilação são: Peitoral, abdomem, costas, barba/bigode e particularidades, como pêlos nos dedos, mãos e pés. Quanto as pernas, braços e axilas acho que aparar e ficar mantendo os pêlos mais curtos é uma alternativa melhor. Afinal, é uma questão de higiene mas também é preciso ter ética. O homem naturalmente tem mais pêlos que a mulher, por isso acho que não devemos eliminar todos, mas sim tratá-los de acordo com cada área do corpo.

Os cuidados íntimos também devem ser lembrados. Mas acho isso bem pessoal. Tem gente que apara os pêlos pubianos com uma tesoura mesmo, outros passam a máquina de aparar ou depilam. Com a tesoura tem que tomar o maior cuidado, porque um descuido e você pode se cortar. A depilação é a forma mais higiênica porque remove os pêlos por completo, mas não gosto desse método nesse local. Além da dor, essa região é bem sensível e os pêlos servem como proteção. Removê-los é remover a proteção natural do púbis. E quanto a máquina de aparar, essa é uma boa porque apara uniformemente e dificilmente vai te cortar.

Bem, vamos aos métodos da depilação, que tem várias formas: cera quente, cera fria, folhas e cremes depilatórios, laser (definitiva) e outros. Para depilação corporal, acho legal a cera quente. Ela dilata os poros em contato com a pele, devido a temperatura, o que facilita a remoção dos pelos. A cera fria dói um pouco mais, mas é indicada para regiões mais sensíveis, como o rosto. Os cremes depilatórios pra mim são que nem lâmina, eles só dissolvem o pêlo, não arrancam pela raíz. E eu já usei um da Racco e em três dias os pelos já estava crescendo como barba (sim, a minha impressão foi que eles engrossaram), portanto não recomendo. E a depilação a laser é a mais cara, mas tem resultados mais duradouros. Essa última só é feita em locais/clínicas especializadas e é o metódo mais caro. Tem também os depiladores elétricos, que são uma opção higiênica e que você pode fazer em casa. O problema desses é o preço também, os aparelhos ainda são um pouco carinhos no mercado.

Lembrando que existem cuidados antes e depois da depilação, loções pré e pós-depilatórias. É bom fazer uso principalmente na depilação com cera. E pode parecer fácil, mas não tente se depilar em casa, pois você pode fazer besteira. O melhor é procurar bons profissionais e, acredite, a maioria deles já estão acostumados a atender homens. Eles saberão como atendê-lo.

E sobre aparar, existe uma maquininha que a Philips lançou exclusivamente para aparar os pêlos do corpo masculino, a Bodygroom. Mas além custar caro (cerca de R$200) estava procurando opiniões sobre ela e a maioria eram desanimadoras. Homens insatisfeitos, falando que os pentes de regulagem de altura não encaixavam direito, outros dizendo que o aparelho "pifou" com poucos meses de uso... Enfim, não posso falar nada sobre ele porque nunca testei, mas depois dos inúmeros comentários negativos que li, decidi nem me arriscar e perder dinheiro.
Então, o trunfo é comprar uma máquina de cortar cabelos mesmo, que seja sem fio. A maioria tem várias opções pra você escolher a altura do corte e serve legal para aparar os pêlos do corpo. Os modelos são muitos. Se for comprar, veja as especificações do aparelho, compare com o preço (pra ver ser é uma boa relação custo-benefício) e veja se o fabricante é confiável. Os cortes de 3mm e 6mm são os melhores para manter os pêlos ralinhos. Então, fica a dica, quem curte manter um corpo sempre "aparado", vale a pena investir numa maquininha!

E é isso... O post ficou um pouco grande, mas é porque o assunto é amplo mesmo!

Abraços

Obs.: Direitos da imagem reservados a belezaesexo.wordpress.com

38 comentários:

  1. Sávio, eu também sempre fico com a preocupação se o post ficou grande, mas ficou ótimo! Em relação à depilação, é bem particular né? Primeiro que a genética de cada um é diferente (podendo ter poucos pelos em algumas áreas ou não) e o gosto pessoal tbm interfere! Então o legal é fazer o que você mais acha viável e te deixe bem :D

    Creme depilatório é razoávelmente caro, acho que só vale a pena ter um de reserva em caso "de emergência" para usar no lugar da tradicional lâmina de barbear. Uma opção que descobri bem bacana para depilar é o aparelho de depilação elétrico! Acho uma opção beeem válida na substituição da cera.

    Abraço Sávio :)

    ResponderExcluir
  2. Aparar! Com certeza! E nada mais.
    Belo post Sávio!

    ResponderExcluir
  3. òtima abordagem sobre o assunto que é mto interessante.
    Vai uma dica aí...eu uso O "Cortador de Cabelo Conair HC91VCS c/ 14 Peças".
    Ele é ótimo e atende bem todas as necessidades, e o melhor que é bem barato, saí por aproximadamente R$ 69,90...Só pesquisar....

    Abraço. Marcelo

    ResponderExcluir
  4. Juan,
    Pois é, é bem pessoal isso... E o depilador elétrico é uma boa mesmo, embora ouvi falar que dói mais que a cera quente... Mas enfim, acho muito válido, porque é higiênico e você pode fazer em casa. O problema é o preço né, essas maquininhas ainda custam caro hoje em dia.

    Fábio,
    Vai de cada um mesmo. Obrigado!

    Marcelo,
    Cara, eu tava de olho nesse aparelho, vi até uma promoção muito boa dele. Mas ele é com fio né? Depois pensei melhor e achei que uma opção sem fio fosse melhor pra usar no corpo e comprei uma Premium 500 da Liss (também é cortador de cabelo) que tava num preço bom. Obrigado pelo comentário!

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Gostei mt do blog!É BOM SABER QUE TEM MAIS HOMENS SE PREOCUPANDO COM A APARÊNCIA ,MAS SEM PERDER A MASCULINIDADE.
    Quanto a depilação,confesso que sou mt vaidoso ,mas tenho uma preguiça enorme de me barbear,para mim é um sacrifício ,ainda mais porque tenho que fazer sempre um esfoliamento antes.Aparo tbm os pelos do nariz e de vez em quando limpo a sombracelha ,quando estou inspirado.Mas agora depilar outras partes do corpo para mim seria um sacríficio.Fico pensando: depilar perna,peitoral( já depilei p/ usar uma camisa gola V ,mas já desencanei,devez em quando uso sem depilar mesmo),axilas,pelos pubianos etc.UFa ! tem que ter fôlego ,né!?Eu não tenho.
    Mt bom o post!Democrático.
    Como faço p/ seguir ?,tentei e não consegui.
    Se puder ,dá uma passadinha no meu tbm e adiciona como seguidor:
    http://euvouassimhomens.blogspot.com/
    abrçs!

    ResponderExcluir
  6. José Carlos,
    Obrigado pela visita e comentário, esse dado é realmente muito legal!
    Para algumas pessoas, depilação é realmente um sacrifício. Afinal, convenhamos, é um processo doloroso. Mas ela é necessária para homens que trabalham com imagem, tipo modelos fotográficos... Os fotógrafos dizem que pêlos são anti-estéticos, por isso as agências exigem que se depilem. Mas para quem não precisa disso, vai aparando mesmo, é uma boa alternativa e não dói. Claro, quem tiver fôlego para se depilar, pode se jogar porque o resultado também é legal (em algumas áreas, como falei).
    Para seguir, é só ir aqui ao lado na barra lateral, em "Quem acompanha o blog" e clicar em Seguir. Você loga com sua conta Google ou outra e pronto.
    Vou passar lá no teu blog e seguir tb :)
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Nossa!!!

    Achei super legal encontrar um blog que fale sobre a vaidade masculina. Eu sempre estou preocupada com a aparência do meu marido, depilo os pêlos do nariz, dou uma arrumada na sobrancelha e, tentei tirar a barba dele com cêra quente...foi um horror...gente, ele quase me bate.Foi bem traumatizante, já vi que não vai ter segunda chance. Os cremes que compro para que ele use,não tem jeito, não usa mesmo. Gostaria tanto que ele se tornasse mais vaidoso.
    Parabéns a todos que se cuidam.
    Nós, mulheres, merecemos já que fazemos de tudo para agradar.

    ResponderExcluir
  8. Dona Chicosa,

    Depilar a barba com cêra quente é uma verdadeira agressão a pele. E realmente a dor é traumatizante, não compensa os benefícios. Sobre a vaidade, é verdade... Isso vai de cada um e acho que incentivar o seu marido a se cuidar é muito bacana da sua parte!

    Obrigado pela visita e comentário!

    ResponderExcluir
  9. Muito bom esse post sobre a depilação !
    eu me depilo comn cera fria doi bastante, faço uma vez por mês, faço a barba, peito e abdomem com cera fria. Axilas e outras partes com a maquina mesmo. Acho estranho depilar areas pubianas, e concordo contigo é até ruim pois servem de proteção nessas areas.
    Tem caras que ficam com uma qwuantidade de pelos enormes nas axilas, e ainda tem corajem de colocar camiseta regata horrivel totalmente ante-higienico.

    ResponderExcluir
  10. Raul,
    A cera fria dói mais que a quente, porque ela não dilata os poros antes da remoção do pêlo... Mas para depilar a barba, tem que ser com a fria mesmo. Cêra quente nessa região nem pensar! Pois é, tem gente que prefere pêlos. Eu acho uma questão além de estética, mas de higiene também. Mas isso vai cada um mesmo e a gente tem que respeitar né?
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Verdade,
    porem, na minha opnião até para quem curte ficar peludo, precisa aparar tudo de vez em quando nem que seja de dois em dois meses.
    Sávio, sabe o que andei observando ...
    quando deixo os pelos das axilas crescerem um pouco(na verdade isso acontece por falta de tempo, sinto que o cheiro de suor fica mais impreguinado, embora eu não tenha "CC", ou seja até para o efeito do desodol durar mais um pouco é melhor está com os pelos bem aparados hehehe ....

    ResponderExcluir
  12. Pois é, pêlos também acentuam o mal-cheiro da transpiração... É bom mesmo sempre fazer a manutenção, nem que seja uma vez por mês!

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu ouvi falar que se podem cortar os pelos pubianos com tesoura ou aparador. O que é que vocês recomendam-me a usar o aparador ou a tesoura?

    ResponderExcluir
  14. Lucinda,
    Sim, os pêlos pubianos podem ser aparados com tesoura ou máquina de cortar de cabelos ajustada. Se você tem um aparador em casa, ótimo! Ele apara uniformemente os pêlos e faz o trabalho mais rápido. Se não tem, pode usar a tesoura mesmo. Mas o cuidado deve ser redobrado pra não correr o risco de se cortar. Trabalhe sempre com o auxílio de um pente.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  15. Olá...
    Sou bastante peludo e gostaria de saber se existe uma altura ideal de corte de pêlos para não parecer artificial... Não gostaria de ir à praia e as pessoas perceberem que diminuo meus pelos...
    Abraço...
    Anderson

    ResponderExcluir
  16. ola tudo bem eu aparo com maquina de cortar cabelo, no peito passo a zero e o resto passo a 2 alongada, a maquina alonga a corte, fica bom passo a 2 no corpo todo.

    ResponderExcluir
  17. A Philips tem algum aparelho que é bom para aparar os pelos das axilas masculinas?

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito do post, consegui tirar algumas duvidas que eu tinha. Eu também Não curto deixar pelos na axila acho um pouco nojento e ate desconfortavel qnd fica aqueles pelos todos saindo por debaixo do braço.
    Eu chueguei a depilar 1 vez meus braços pernas e abdomen com o barbeador(gilete) so que foi um pe no saco, mas dps de um tempo os pelos voltaram mais grossos e em maior quantidade( provavelmente pq cm meu pai eh bem peludo eu tbm vou ser) ai acabou ficando pior doq tava. Dps dessa fiquei meio com trauma, mas eu queri saber a melhor maneira para delpilar essas regioes mas sem tirar todo o pelo,so dar uma acertada .eu tenho um uma maquina aq e tbm to na duvida entre 2 e 3 mm..
    Se puder me dar um help ai
    Abrac Lucas

    ResponderExcluir
  19. Vi o seu post hoje e achei-o bastante interessante. Se me pudesses dar um conselho eu agradecia: Fiz a depilação com cera quente ás costas e tambem nos braços até ao cotovelo ou seja deixei o ante-braço com pelos. A minha duvida é se fiz bem em deixar até ao cotovelo?
    Obrigado e a partir de agora vou seguir o teu blog. Hugo

    ResponderExcluir
  20. Olá, gostei muito das dicas, tenho 17 anos mas sou peludo igual a um primata rsrs, e meu pai também, comecei a fazer academia tem pouco tempo e me sinto incomodado com os pêlos das coxas, depilação eu não quero pois deixa sem nada e ficaria estranho as canelas peludas e as coxas lisas kkk ficaria MUITO estranho, então decidi comprar uma máquina de cortar cabelo pois assim dá pra aparar barba, peito, pernas, axilas e áreas pubianas, se puder, dê uma olhadinha no link da máquina que comprei,

    http://www.submarino.com.br/produto/24/21593092/maquina+de+corte+e+acabamento+pro+100+-+lizz?menuId=350

    e me mande sua opinião por e-mail, se puder, claro, obrigado desde já!
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Galera,

    Já é o segundo Bodygroom da Philips que tenho e recomendo. Apesar de caro, é uma boa compra.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. qual maquina eh boa pra deixar a perna bem lisinha no dia que fizer? essas maquinas nao cortam a pele? me indiquem uma boa e barata por favor

    ResponderExcluir
  23. Eu prefiro depilar, mas no começo eu aparava... depois que depilei pela primeira vez, não consigo mais somente a aparação... rsrs

    ResponderExcluir
  24. Pessoal, comprei uma máquina de cortar cabelos ontem, hoje fui usar e percebi que ela estava quente, bem quente aliás mas continue usanod por cerca de uma hora. Agora há pouco ela deu um estouro e queimou. Pode isso? É da Britânia, lançamento...

    Agora vou ter que mandar pra garantia. Que merda...

    Parabéns pelo post! Excelente!

    ResponderExcluir
  25. Cortar os pelos íntimos é um dos métodos depilatórios mais usados pelos homens quando só pretendem reduzir um pouco o tamanho dos pelos e não pretendem ficar sem eles.
    As mulheres também aparam os pelos pubianos quando pretendem manter alguns dos pelos genitais, como é o caso de deixar uma pequena banda.
    Se pretender saber um pouco mais como aparar/cortar os pelos pubianos pode ir ao seguinte site:http://cuidados-masculinos.com/2011/11/aparar-os-pelos-genitais/

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde

    Tenho muito pêlo, me chamam de Toni Ramos. Já pensei várias vezes de me depilar ou então aparar. No entanto aparei algumas vezes, porem dias depois sinto um desconforto, pois os pêlos conheçam a espetar na roupa. O que devo fazer.

    Valeu

    Eduardo

    ResponderExcluir
  27. Achei muito importante este post, era disso que eu precisava saber, meus filhos sao bem peludos, puxaram a mâe,mulher é mais facil se depilar,já os homens eu não sabia que tinha essa opção eu pensava que muitos tinham bem menos pelos, agora vou passar essa dica para eles, o meu filho mais novo tinha vergonha de mostrar as pernas, porque ele falava que os colegas de classe dele não tinha tanto pelos nas pernas como ele. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Eu não costumo aparar, mas estou muito interessado pois sou muito peludo, e os fios ficam muito comprido, estes dias fiz um teste e não gostei porque me deu baita irritação na pele, cossa muito e fica vermelha! É normal, ou eu devia ter feito algo pra evitar?

    ResponderExcluir
  29. Adorei o blog. Eu uso maquina da philips para aparar os pelos das pernas e os pubianos. Embaixo dos bracos passo a maquina a zero fica uma delicia... Ahhh e os pelos d barriga e peito estou fazendo fotodepilacao... Estou quase sem nada... Uma maravilha. Adoro me depilar nao gosto de pelos.

    ResponderExcluir
  30. olá gostei da sua poatagem sobre depilação masculina,sou um homem depilador e trabalho com depilação masculina,no meu blog tenho varias fotos de homens depilados e videos,quem quiser ver ascesse meu blog,abraços RINALDO.
    http://depilacaomasculinarinaldo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Alguém poderia indicar os aparelhos elétricos utilizados para depilação que deram bons resultados, queria uma para depilar o peitoral e a barriga, tenho muito :(

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal o post! assim como a maioria dos homens, tenho pelo nas pernas, braços, peitoral e barriga. também não chega a ser um exesso, não me vejo como um ''ursinho'' kk mas muitas vezes incomodava, já cheguei a depilar pernas, braços e etc e os resultados não foram satisfatórios, além de que levava horas. Então deixei de lado as penas e braços, até porque é mais comum. Hoje só me preocupo em depilar o peitoral e barriga, depilo com uma máquina de depilar, a pele fica lisinha por umas duas semanas...não é muito tempo mas já é o suficiente, depois é só depilar novamente, além do mais é muito melhor do que passar a lâmina, os pelos voltam a crescer em alguns dias, e cada vez mais grossos.

      Excluir
  32. Passar maquina de cabelo pente 1 no antebraço(a parte abaixo do cotovelo) fica legal ou espeta ?

    ResponderExcluir
  33. Ola me chamo Michel e eu gostei muito, eu tenho alergia a lamina e tentei com cera quente na estética mas tenho alergia a ambos, e tenho bastante pelo no peito e barriga, vou aparar eles com barbeador e comprei um depilador eletrico vou tentar ver se realmente funciona, e me falaram que antes de passar o eletrico é bom colocar agua quente morna e depois secar passar talco e depilar, diminui a dor e depois de depilar passar um hidratante, vou tentar isso. Parabéns pelo Post gostei muito

    ResponderExcluir
  34. Depilador elétrico é a melhor opção para quem tem preguiça ou sofre com dores na hr de depilar, eu comprei o AQUATOUCH PLUS 891 da Philips e posso garantir q é excelente, além de depilar bem rente é indolor e pode ser usado debaixo do chuveiro pois é a prova d'agua e a bateria dura 1 hr além de carregar em 30 mnts. Vcs falaram sobre o preço mas se comparar o custo beneficio compensa pq só oq se gasta com depilação ckm cera e aparelhos de barbear paga o aparelho e ainda sobra. Recomendo!

    ResponderExcluir
  35. Depilador elétrico é a melhor opção para quem tem preguiça ou sofre com dores na hr de depilar, eu comprei o AQUATOUCH PLUS 891 da Philips e posso garantir q é excelente, além de depilar bem rente é indolor e pode ser usado debaixo do chuveiro pois é a prova d'agua e a bateria dura 1 hr além de carregar em 30 mnts. Vcs falaram sobre o preço mas se comparar o custo beneficio compensa pq só oq se gasta com depilação ckm cera e aparelhos de barbear paga o aparelho e ainda sobra. Recomendo!

    ResponderExcluir
  36. Olá.
    Tenho muitos pelos no corpo todo e já tentei aparar o peito e costas, usando esses aparelhos elétricos de cortar cabelos e barba.
    O grande problema de aparar os pelos é que surge uma coceira grande mesmo sem camisa. Quando visto a camisa ai a coceira é maior ainda. Não tem nada haver com irritação da pele. É o pelo cortado que pinica o corpo. Alguém tem alguma dica pra acabar com esse sofrimento?

    ResponderExcluir
  37. Eu tenho pelos muitos grossos e eles estão por todas as partes. Depilava o peitoral e o abdômen, além de aparar as axilas e a barba é claro, mas de um tempo para cá só venho ajeitando a barba(gosto dela) e rebaixando os pelos das axilas. É muito difícil para mim fazer mais que isso... minhas pele é sensível, me corto fácil, sem falar que eu me sinto muito mal depois de tirar pelo de algum lugar, uma coceira com uma irritação quando há o contato. Sou bem limpo, mas não serei mais que isso por causa dos pelos. Prefiro não passar pelo sofrimento de tirá-los.

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui :)
Obrigado pelo seu comentário!