quinta-feira, 30 de julho de 2009

[Tutorial] Maquiagem básica (pele)


Antes maquiagem era um assunto restrito as mulheres. Mas os tempos mudam e o homem evolui. Com a descoberta desse artifício, considerado então “novo”, homens de diversas etnias podem fazer o uso da mesma para realçar suas faces e disfarçar imperfeições.

A maquiagem masculina é diferente da feminina. Algumas técnicas são alteradas, pois a masculina requer a maior naturalidade possível, ao contrário da feminina que busca realçar a beleza de formas mais “excêntricas”.


Aqui vai um tutorial básico que fiz, sobre como preparar a pele em 5 passos:
Antes de começar, lave suas mãos. Ninguém vai fazer as coisas com as mãos sujas né?

1º passo – Limpeza, tonificação e hidratação.
A limpeza da pele é fundamental para a eliminação de bactérias e excesso de oleosidade, o que irá facilitar na fixação da maquiagem. Isso poderá ser feito através de um sabonete específico para o seu tipo de pele.
Após limpa, a pele precisa ser tonificada, para equilibrar o PH. Isso poderá ser feito através de tônicos faciais, que também podem ser escolhidos de acordo com a necessidade de cada pele. Se sua pele for oleosa, prefira os adstringentes! Obs.: Alguns sabonetes além de limpar, já tonificam a pele, se esse for o caso, ignore essa etapa!
Feito isso, aplique um hidratante de sua preferência. Vale lembrar que hidratante para o corpo é diferente do hidratante para o rosto. Opte pelos hidratantes com filtro solar. Caso seu hidratante não possua filtro solar, faça o seguinte: aplique o hidratante, espere secar e depois aplique o filtro solar.

A pele está pronta para receber a maquiagem. Mãos à obra!

2º passo – Primer
O primer é um produto utilizado com a finalidade de fixar melhor a maquiagem, além de trazer outros benefícios (dependendo do primer), como: uniformizar o tom da pele, disfarçar poros dilatados e linhas finas, segurar a oleosidade etc.
Recomendo o uso do primer sempre, porque além segurar por mais tempo a maquiagem (é constrangedor ver a maquiagem “derreter”, ainda mais para nós homens), tem outros benefícios. Mas não acho um item essencial, se você não tem, não há problema algum. Então vamos para o próximo passo.

3º passo – Corretivo
O corretivo vai camuflar as olheiras e pequenas imperfeições, como marquinhas de acne, sardas e manchas. Aplique-o diretamente nas olheiras e/ou nas imperfeições. Espalhe com suaves batidinhas (não precisa espancar o rosto, rs), nunca esfregar. Na região dos olhos aplique com o dedo anelar, que é o mais sensível da nossa mão. Você também pode aplicar com o pincel próprio para corretivo, mas eu prefiro com o dedo mesmo. Recomendo corretivos líquidos, eles são mais fáceis de espalhar e não carrega tanto a maquiagem.

4º passo – Base
A base, na minha opinião, é o item principal. É ela que vai uniformizar o tom da pele, cobrindo pequenas imperfeições e dar um idéia de “tingimento”. Então é bom ter uma boa base a mão. Diferente do corretivo que é pra ser aplicado em áreas específicas, a base deve ser aplicada no rosto todo. Você pode aplicar com pincel, com os dedos ou com uma daquelas espojas que geralmente acompanham as bases cremosas. Com o pincel: aplique um pouco do produto no dorso da mão e, com o pincel, vá distribuindo a base pelo rosto, sempre com movimentos de cima para baixo. Isso evita que o produto acumule nos poros. Com os dedos: vá aplicando da mesma forma como citei no corretivo, suaves batidinhas até uniformizar o tom. E com a esponja, é só espalhar (ótimo método pra se usar no dia-a-dia, espalha rápido e dá uma aparência bem natural). Recomendo a base líquida. Se você tem pele oleosa, opte por uma base de acabamento Matte e sempre Oil Free (livre de óleo), para minimizar o brilho. Feito isso, vamos a parte final!

5º passo – Pó
Esse é o último passo e o mais rápido (ufa!). O pó, que pode ser solto ou compacto, é usado para tirar o brilho que a base deixa, dar um acabamento opaco e auxiliar na fixação da maquiagem. Por isso é aplicado logo em seguida da base. Geralmente esses produtos vem com esponja para aplicar, mas nada como um bom pincel para dar um acabamento mais leve e natural. Aplique no rosto todo com movimentos de dentro para fora e, se for usar a esponja, dê suaves batidinhas para aplicar.

Bom galera, essa é a técnica de maquiagem básica para homens, que nem demora tanto e pode ser usada diariamente. Só vale usar o bom-senso na dosagem para não ficar algo muito pesado, que logo de cara as pessoas percebam que você usou. Com o tempo irei fazendo as resenhas de produtos por aqui, como corretivos, bases etc. Existem outras técnicas que tb podem ser usadas para incrementar o visual, como o blush (sim, existe a técnica própria para homens sem ficar parecendo uma bonequinha de bochechas rosadas, hehe), iluminadores, curvex e muito mais.

Ah, e como “na teoria é uma coisa e na prática é outra”, vou recomendar pra vocês um canal muito bacana no Youtube que é o Maquiagem Masculina. Lá o grande Thiago ensina passo-a-passo as técnicas de maquiagem masculina que eu já citei e muitas outras, através de vídeos, de maneira prática e rápida. As dicas dele são muito boas! Vão lá conferir e aproveitem para visitar o blog dele também, que é esse aqui: http://maquiagemmasculina.wordpress.com/

Espero que tenham gostado e aproveitem bastante essas dicas!

Um abraço

Obs.: Direitos da imagem reservados à Kaugiacobbo.com

12 comentários:

  1. Muito obrigada pela visita...
    Que bom que gostou do blog. Eu nunca usei outro primer. E testei o Magix sem make. Ele não é aquela coooooooisa, mas não me deixou com aquela cara de passei óleo Liza no rosto. Eu to num momento achando tudo caro. Mas... Comparado a outros ele é bem barato.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, há poucos blogs sobre beleza masculina. Está linkado tbém.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oiee!

    Gosta de maquiagens e produtos AVON e Natura?

    Então não perca! Lá no Bazar Agora eu Acho tem todos esses produtinhos maravilhosos e que amamos!
    Ahh e vc ainda pode pagar com seu cartão de crédito pelo pagseguro, facilitando as comprinhas!!!

    Corre lá e aproveite essa campanha que tá ótima e com muitas promoções!!!
    Além disso muitas peças lindinhas direto do meu guarda roupa no bazar! :)

    Beijos,
    Karina
    http://bazaragoraeuacho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, muito obrigada pela visita ao meu blog! Já estou te acompanhando também. Gostei bastante do tutorial de preparação de pele, parabéns!

    Beijos

    --
    http://eternabeleza.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. oi Sávio!
    ótimas dicas! adorei o blog!
    vou linká-lo aki tb!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Sávio tudo bem!!!!
    Adorei seu blog e obrigado por entrar no meu!!!!Já Postei coisas novas.
    Abraço.
    Rob Oliver.

    ResponderExcluir
  7. Cara que empenho. Nao tenho paciencia...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo,
    O post pode ser longo, mas com a prática você aprender a usar de forma rápida no seu dia-a-dia.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Savio,
    Cara tem dias que fico com a maior preguiça de fazer a make pq realmente não é nada muito elaborado mais precisa ter uns 20 minutos no minimo eu sou muito chato e gosto de deixar bemmmm discreta(a make).
    Você acredita que só depois que passei a usar make é que me preocupo mais em aplicar o protetor? Verdade ante eu me recordo que aplicava as vezes o protetor, hj faço isso com mais frequencia.

    ResponderExcluir
  10. Raul,
    Com a prática você faz a pele em 5 minutos, de forma natural. 20 minutos dá pra fazer uma maquiagem mais elaborada, com direito até a cotorno de rosto... Isso que é legal, não adianta só tentar maquiar o problema, é preciso tratar também e previnir. Protetor solar hoje em dia é essencial!
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olha adorei essa idéia de "make-men".
    Mas tenho dúvidas??????????????????????
    sou negro e nãos sei que cor exatamente ficaria bom em mim, existe corretivos para negros????
    o pó translúcido é bom para a pele negra e não deixa o rosto branco?????????

    responda-me quando puder

    ResponderExcluir
  12. Anônimo,

    Quase todas as marcas de maquiagem produzem corretivos, bases e pós para a pele negra. Se sua pele for negra de fato, você pode optar pela cor mais escura que a linha ofereça (porque geralmente são produzidos para este tipo de pele). Mas se você for mulato/moreno escuro, pode um escolher um tom mais claro do tom mais escuro da linha.

    O pó translúcido é um pó sem cor, mas em algumas fotos com flash por exemplo, ele estoura com o flash e acaba deixando o rosto branco mesmo. Para a pele negra, eu acho que um pó compacto ou solto mesmo, da cor da sua pele ficaria melhor.

    Se quiser recomendações de produtos, manda um e-mail para vaidososim@gmail.com

    Abraços

    ResponderExcluir

Expresse-se aqui :)
Obrigado pelo seu comentário!